O homem moderno educou-se a si próprio na imbecilidade | 02Mar2012 17:11:05

Publicado por: XavierSilva

leavethosekidsalone.jpg

Esta semana vamos analisar algumas perspectivas de Malcolm Muggeridge, um jornalista britânico bem conhecido no seu tempo, nascido em 1903. Mais tarde em sua vida Muggeridge escreveu esta peça chegando a uma das conclusões mais importantes que é hoje abraçada fortemente pela minha geração. Ele nos adverte da condição devastadora do homem moderno.

"... Tornou-se perfeitamente claro na segunda metade do século XX que o homem ocidental decidiu abolir-se a si mesmo. Tendo cansado da luta para ser ele mesmo, ele criou seu próprio tédio a partir da sua riqueza, sua própria impotência a partir da sua erotomania, sua vulnerabilidade de sua própria força; ele próprio tocando a trombeta que faz as paredes de sua cidade desmoronar-se, e, num processo de auto-genocídio, convencendo-se de que é numeroso demais, e, em consequência, trabalhando com a pílula, bisturi e seringa para tornar-se menos numeroso, a fim de ser uma presa mais fácil para seus inimigos, até que finalmente, depois de ter-se educado em imbecilidade, e poluído e drogado-se a si próprio até à estupefação, ele cambaleia sobre um brontossauro velho, cansado e espancado e torna-se extinto. "

- Malcolm Muggeridge, Seeing Through the Eye: Malcolm Muggeridge on Faith (p. 16)

"Ter-se educado em imbecilidade ...". A minha geração abraçou um mundo de elitismo intelectual. Os "não instruídos" não estão mais em posição de determinar o que é certo e errado. "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas", um princípio defendido por nossos fundadores e escrito na Declaração de Independência dos Estados Unidos não pode mais existir, a prova intelectual agora reina suprema.

Se um homem defende os princípios de Deus no mundo académico, eles são quebrados com a palavra que porá a minha geração de joelhos. "Prove-o". O homem não pode mais receber os seus princípios de Deus apenas, deve ser apoiado pela ciência ou psicologia. Somente aqueles com um conhecimento aprofundado desses assuntos podem determinar o que é melhor para a sociedade. Em suma, os da minha geração tornaram-se advogados da verdade e o réu é Deus.

A ironia de tudo isto é que, embora exigindo que o homem que defende os princípios de Deus deve usar a psicologia e ciência para defender-se, aqueles que isto exigem não conseguem defender os seus próprios princípios, utilizando a ciência e a psicologia. Quando questionados sobre a sua ética própria, a sua resposta só pode ser que cada pessoa pode possuir a sua própria percepção de certo e errado, do contrário, teriam de justificar a sua doutrina moral pelos mesmos critérios que eles exigem seja feito por quem argumente a favor de Deus. Eles são, na verdade, tornados impotentes de criar uma sociedade moral, pela sua própria argumentação.

Deixe-me implorar, ou melhor, alertar o leitor a compreender a importância disto no seu nível mais intrínseco. Houve uma época na história em que uma sociedade eventualmente aceitou completamente, não as leis de Deus, mas a idéia de que uma pequena elite com o completo entendimento da ciência e do mundo académico, pode conduzir o homem para uma sociedade utópica. A realização mais preocupante para a minha geração deveria ser a de que o holocausto não foi impulsionado por loucos, não foi encorajado pelo não-inteligente, não foi defendido por aqueles sem uma compreensão da filosofia, mas por homens que eram racionais, alguns dos mais altamente qualificados e por aqueles que possuíam a maior compreensão das filosofias de seu tempo.

A diferença foi apenas o que conduziu o seu raciocínio, inteligência e filosofia. Estes homens estavam a viver sem Deus, e se algo não mudar na civilização ocidental, podemos ver uma imagem diferente tarde demais.

"A educação sem valores, por útil que seja, parece transformar o homem num diabo mais inteligente."

- C S Lewis

17 Mar 2008, Craig Chamberlin






Partilhar:

Artigos Relacionados
Comentários

Nome:
Endereço de email (não será publicado):
comentários:

Procura
Últimas Galeria
©2017, BlogTok.com | Plataforma xSite. Tecnologia Nacional